Publicação conta com a participação de 41 municípios que buscam
a salvaguarda da cultura taliana
O livro “Nos 150 Anos de Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”, será lançado no dia 24 de fevereiro, a partir das 15 horas, na Festa Nacional da Uva (Rua Ludovico Cavinato, 1431 – Bairro Nossa Senhora da Saúde), em Caxias do Sul. A publicação é uma construção coletiva de 41 municípios da Serra Gaúcha, um marco no processo de salvaguarda da cultura taliana.
Contemplado no Edital SEDAC PNAB RS – 31/2024 – Memória e Patrimônio, o projeto teve sua execução realizada no decorrer de 2025 com o apoio das entidades parceiras: AMESNE, UCS, IPHAN, FIBRA, Girotondo e Miseri Coloni. Nos meses de abril e maio foram visitados e convidados 46 municípios, nos quais teve a apresentação da cartilha e orientações para participar da atividade. Durante vários meses os municípios se dedicaram a organizar Grupos de Trabalho para discussão dos planos locais de salvaguarda da Língua Talian e da cultura taliana. Em setembro, participaram de assembleias regionais, nos campi da UCS de Caxias do Sul, Guaporé e Nova Prata, onde apresentaram seus relatórios.
“Dos relatórios dos 41 municípios resultou o presente livro. Por todos falarem de sua história, somos levados a conhecer com muitos detalhes todo o processo dessa construção histórica de 150 anos, numa leitura muito prazerosa, principalmente quando são abordadas as origens dos nomes. E ao mesmo tempo podemos dizer que o livro é ‘um instrumento de trabalho’ para os passos que podem ser dados, uma fonte de informações e de ideias, a partir dos relatos do que cada um faz e do que imagina poder fazer para salvaguarda da italianidade que une a todos”, salienta João Tonus, um dos organizadores da obra.
Serviço
O quê: Lançamento do livro “Nos 150 Anos de Imigração, um esforço para salvar a Língua Talian”.
Quando: 24 de fevereiro (dia de passe livre), às 15 horas – recepção com apresentações artísticas e entrega dos livros aos 41 municípios; às 16 horas – protocolo, com comunicações das lideranças do projeto e manifestação das autoridades.
Onde: Festa Nacional da Uva – Pavilhão 2, no palco da Praça de Alimentação.